Sair para o conteúdo Skip to footer

Castanhas, nozes, avelã e amêndoas: saiba tudo!

No Brasil, existem plantas que possuem sementes comestíveis, essas sementes são as chamadas oleaginosas. Aqui temos algumas oleaginosas muito famosas, mas talvez você não conheça por esse nome. São elas: castanhas do pará, castanhas de caju, nozes, avelã e amêndoas.

Apesar da semelhança com uma oleaginosa, a nutricionista clínica Paula Mar Pinto explica que o amendoim na realidade é uma leguminosa, pois é produzido em vagem (como o feijão).
Também, Paula informa que as sementes são ricas em gorduras boas e podem fazer bem para a saúde, caso não sejam consumidas em excesso.

 

Geram saciedade

As oleaginosas são sementes com boas fontes de gordura e são boas alternativas para lanches intermediários (já que geram saciedade). Essas também podem ficar deliciosas e nutritivas quando unidas as frutas, proporcionando assim uma refeição completa.
Se consumidas em excesso, assim como tudo que é demais, pode causar problemas (como intoxicação por exemplo) ao invés de ajudar sua saúde. A castanha-do-pará por exemplo é uma semente rica em selênio, que é um antioxidante extremamente influente, mas que não deve ser consumido em excesso).

 

Como deve ser o consumo?
A nutricionista explica que é sempre preferível que sejam compradas as versões cruas (sem torra, sem sal ou açúcar), uma vez que as versões torradas são fritas em gordura hidrogenada, já as cruas, podem ser torradas no forno em casa. E se forem à vácuo, melhor ainda!

Quanto se deve consumir?
“Alimentos ricos em gorduras têm alta densidade calórica, ou seja, são muitas calorias em pouca quantidade. A castanha-do-pará, por exemplo, por ser rica em selênio, pode causar intoxicação se consumida em excesso.” Explica Paula.

Mas afinal, não consumir em excesso significa quanto?
As porções recomendadas para um adulto saudável são, em média, as seguintes:

– Macadâmias & amêndoas: 7 unidades por dia
– Castanha de caju: 4 unidades por dia
– Avelã: 4 unidades por dia
– Castanha-do-pará: 2 unidades por dia
– Nozes: 1 unidade inteira por dia

No entanto, o recomendado é sempre que você procure um nutricionista para o seu caso, uma vez que cada corpo possui uma dieta específica e deve ser analisado considerando as suas necessidades.

 

Conclusão
As sementes oleaginosas (sendo as mais conhecidas: castanhas-do-pará, castanha de caju avelã e amêndoas) podem fazer muito bem à saúde desde que consumidas na quantidade certa.
As sementes geram saciedade e podem ser consumidas junto a frutas em lanches intermediários pois são ricas em gorduras boas. Não devem ser consumidas em excesso, podendo causar intoxicação.
São preferíveis as sementes cruas do que torradas, pois o segundo grupo é frito em gordura hidrogenada. Foram listadas no post algumas quantidades recomendadas, mas é sempre recomendado que você consulte um nutricionista.

 

E aí, pensa em adicionar as oleaginosas nas suas refeições?