Sair para o conteúdo Skip to footer

Mito ou verdade: Cereja feita de chuchu existe?

Você provavelmente já ouviu dizer que as cerejas do bolo na realidade não são cerejas. São chuchu! Isso não é completamente verdade nem completamente mentira e nós vamos te explicar a razão.

Este fruto, tem um grande valor nutricional pela riqueza de fitoquímicos, substâncias presentes em pequenas quantidades neste fruto, mas com importantes propriedades de proteção celular e anti-inflamatórias. Segundo um artigo publicado na Revista Super Interessante, a sua colheita se realiza entre a 2ª quinzena de maio, junho e julho.

Em outras palavras, o fruto possui uma sazonalidade e para driblar essa sazonalidade e o preço, muitas padarias e confeitarias recorrem à réplica. Assim, colocam chuchu no lugar da legítima cereja.

Mas como saber se você comprou a réplica?

É muito importante analisar o rótulo do produto, lendo todos os ingredientes que contém no mesmo, mas, se mesmo assim você ainda sentir que o rótulo não condiz com o que está sendo vendido, nós temos algumas dicas.

Siga essas dicas e nunca mais tenha dúvida:

• Veja se a suposta cereja tem caroço;
• Caso seja do tipo desencaroçada, veja se as bolinhas têm a concavidade onde antes ficava o caroço
• Caso nenhuma das dicas acima auxiliem na investigação, é muito provável que a cereja na realidade seja chuchu.

O Chuchu foi escolhido para esta substituição por não possuir um sabor marcante (absorvendo assim o sabor que lhe é colocado) e também por possuir a textura adequada.

Caso note alguma alteração não informada no rótulo, é importante lembrar dos seus direitos: o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, explica que vender um produto informando outra coisa no rótulo é crime e pode dar até um ano de detenção e multa de R$ 3 milhões.

Conclusão

Não, não é um mito sobre o chuchu que substitui a cereja. Por não ter um sabor marcante e ter uma textura adequada, o chuchu muitas vezes é utilizado para substituir a cereja em calda, driblando assim a sazonalidade e o preço deste fruto.

Mas, caso não seja informado ao consumidor sobre essa alteração, isso pode levar o dono do produto à detenção de 1 ano e multa de 3 milhões de reais.

Por isso, é extremamente importante comprar produtos de fornecedores de confiança, que vão fornecer sempre os melhores, mais recomendados e não adulterados produtos.

Caso você queira encontrar os melhores fornecedores, a Suplaime está aqui para te ajudar, entre em contato.

E você, já comeu “chuchureja”?