Sair para o conteúdo Skip to footer

Tudo o que você precisa saber sobre a pimenta-do-reino

Para que a pimenteira-do-reino tenha um bom crescimento, é necessário se atentar ao clima, os tratos culturais, a qualidade do solo e das mudas, dentre outros fatores.

Com um plantio bem conduzido, é possível serem produzidos em torno de 800kg no segundo ano, cerca de 1600kg no terceiro ano, 3200kg no quarto ano e 6400 kg no quinto ano, segundo um artigo publicado no Portal CPT.

A safra da pimenta-do-reino tem uma duração curta, em geral de dois meses. Na Bahia, existem duas épocas diferentes de colheita: a primeira acontece nos meses de março e abril e a segunda nos meses de outubro e novembro.

Já no norte do Brasil, temos três épocas de colheita: no mês de junho, de agosto a setembro e de outubro a novembro, de acordo com o professor Barachisio Lisboa Casali.

A pimenteira produz frutos do tipo baga, de pequeno tamanho e arredondados.

Quando ainda não estão maduras elas têm a cor verde, assim que ficam maduras ficam vermelhas e são formadas nos ramos plagiotrópicos (ramos que crescem em posição horizontal ou decumbente e ramificam e produzem flores e folhas seguindo padrão de simetria bilateral, em um plano apenas).

 

Quais tipos de pimentas existem?

 

  •  Pimenta preta: resulta de frutos colhidos completamente desenvolvidos, de coloração verde-clara ou amarelada e secos ao sol ou em secador artificial.

 

  •  Pimenta branca: os frutos são colhidos quando apresentam cor amarelada ou vermelha e são submetidos à maceração para retirada da película.

 

  • Pimenta vermelha: os frutos são colhidos com coloração vermelha e são conservados em salmoura.

 

  • Pimenta verde: as espigas são colhidas quando os frutos atingem 2/3 do desenvolvimento e são preparadas em salmoura.

 

Como são as flores da pimenteira?

 

As flores da pimenteira são pequenas, reunidas em espigas, que são chamadas também de amentilhos. Estes amentilhos se encontram no mesmo plano das folhas, em posição oposta. O nascimento começa quando a planta tem entre dois e três anos de idade.

 

Conclusão

 

Como vimos acima, a pimenta-do-reino pode crescer muito dependendo do solo, do clima, os tratos culturais, a qualidade do solo e das mudas, dentre outros fatores.

A safra é curta, em geral dois meses no máximo. Na Bahia a colheita é feita nos meses de março e abril e a segunda é em outubro e novembro e no Norte são três colheitas: no mês de junho, de agosto a setembro e de outubro e novembro. As pimentas existentes são pimenta preta, branca, vermelha e verde.

 

E você, já sabia tudo isso sobre a pimenta-do-reino?